//
você está lendo...
Geografia

Desenvolvimento Sustentavel

O que é o Desenvolvimento Sustentável?
É o desenvolvimento continuo econômico, buscando não degradar os recursos naturais para que as futuras gerações possam usufruir da água, do ar e do solo em boa qualidade e quantidade.

O que o Brasil vem desenvolvendo de sustentável?

Informações do vídeo: O vídeo desenvolvimento sustentável vem apresentar o empenho do Brasil na atuação do Desenvolvimento Sustentável

Quando se iniciou a preocupação com o meio ambiente?
Após a Primeira Revolução Industrial, é indiscutível que o homem vêm gradativamente degradando o meio ambiente, contaminando e poluindo o ar, a água e o solo. Durante o século XX, sobretudo no período das duas grandes guerras e a Guerra Fria, o homem buscou se armar no contexto bélico, atômico e biológico, onde intensificou a degradação ambiental, não somente no contexto guerra, mas também no êxodo rural e na macrocefalia urbana.

Dentre as décadas de 1960 e 1970, emergiram em dispares escalas geográficas, preocupações acerca do desenvolvimento econômico, pois evidenciaram-se os impactos ambientais, bem como problemas de ordem degradativa, que posicionaram o homem a ter consciência da consistência qualitativa ambiental que ele vive.

Buscando incorporar setores políticos, econômicos e sociais, o termo Desenvolvimento Sustentável surge na década de 1970 com o objetivo de promover o debate e fomentar a sustentabilidade em países subdesenvolvidos, emergentes e sobretudo nos desenvolvidos. Nesse período é marco na história ambiental, a Conferência de Estocolmo/1972, na Suécia, devido o debate de políticas que integrem o desenvolvimento econômico, sem degradar com os recursos naturais.

Posterior a esse período, a crise ambiental emerge na década de 1990, sendo de responsabilidade contemporânea do ser humano e uma resultante do sistema humano. Nesse contexto, o termo Desenvolvimento Sustentável é complexo e contraditório devido sua estrutura conceitual e prática.

Na atualidade, vinte anos depois da ECO/92, aconteceu a RIO+20.

Assim como Estocolmo em 1972, a RIO+20 foi um debate sobre sustentabilidade em países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos: dificuldades e facilidade. O problema é que enquanto os representantes dos Estados discutem a sustentabilidade, a violência urbana assola os moradores de rua, bem como epidemias dizimam povoados e a fome é responsável pela morte de milhões/ano.

Nessa situação indaga-se: qual será o debate válido nos dias atuais? A fome e a violência ou a Sustentabilidade que alguns afirmam que não existe?

Quais são os aspectos históricos do relacionamento entre homem e natureza?
O relacionamento do homem com a natureza nem sempre foi dominante por parte do homem como atualmente. No passado, o homem interpretava os raios, chuvas, tempestades, secas, cheias do rio e demais intempéries climáticas, como sendo símbolos religiosos, onde relacionavam os deuses com os fenômenos natural.

Outra visão que marcou a história do relacionamento homem e natureza, foi a visão mecanicista, quando o ser humano interpretava as intempéries climáticas com base em acontecimentos físicos que integrados à cosmologia, era explicada pela mesma mecânica da sobrevivência dos animais, flores e homens.

Atualmente, a visão que predomina é a organicista que justifica o equilíbrio dos ecossistemas e estimula a leitura de que homem é predominantemente dependente da natureza e por esse motivo, ele deve buscar preserva-la e conserva-la.


__________________________________________________________________________
Espero ter contribuido com seus estudos,
Prof. Ramon Bieco

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

2 comentários sobre “Desenvolvimento Sustentavel

  1. Contribuiu demais…. Excelente !!!!!!!!!!

    Publicado por Gil César | 23 de maio de 2013, 14:31
  2. Muito bom.

    Publicado por Bruna Sampaio | 21 de outubro de 2017, 11:43

Deixe um comentário

Gabaritos

Contato

E-mail: ramonbieco@hotmail.com