//
você está lendo...
Geografia

Mudanças Climáticas

Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas? Como elas interferem no nosso dia-a-dia? O que podemos fazer para diminuir os seus efeitos e nos adaptar a eles?

Buscando responder essas indagações, o video a seguir é introdutório ao tema, pois exemplifica fatos históricos que levaram a crença nas Mudanças Climáticas.

___________________________________________________________
O que são Mudanças Climáticas?

São mudanças de temperatura, regime pluvial, estiagens, temperatura e outras intempéries climáticas que apresentam-se em micro, meso e macro escala, isto é, no contexto internacional ou nacional. Estima-se que o clima é dinâmico e que sua variação esteja conectada a ação antrópica a partir do momento que o ser humano desmata, desfloresta, queima o combustível fóssil, dentre outros sistemas.
Considerando ainda que as Mudanças Climáticas sempre aconteceram na Terra, pois o clima global sempre acompanhou a instabilidade atmosférica do planeta, em consonância com o vulcanismo e as eras glaciais. Nesse contexto, é possível afirmar que as Mudanças Climáticas apresentam gênese antrópica ou natural.
Todavia é inquestionável que alguns Impactos Ambientais como Efeito Estufa, Chuva Ácida, Ilha de Calor, Inversão Térmica, dentre outros, intensificam as Mudanças Climáticas. O homem modifica o meio ambiente em prol de seu conforto e as técnicas de produção, em larga escala, originam Impactos Ambientais que, localmente, contribuem com a degradação qualitativa do meio ambiente e a Saúde.

O ser humano é culpado pelas Mudanças Climáticas?

O ser humano não é o único culpado pelo desequilibrio climático do planeta e estima-se que não tenha nenhuma relação com a elevação da temperatura planetária, bem como a elevação do nível do mar.
Nesse contexto, os vídeos a seguir apresentam duas entrevistas com pesquisadores brasileiros renomados que explicam as contradições das Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global.


Informações do video: ‘O aquecimento global é uma mentira’, é o que afirma o Climatologista Ricardo Augusto.

No video a seguir, são abordados mitos e fatos das Mudanças Climáticas com o Prof. Luiz Molion:

Informações do video: Entrevista esclarecedora com o climatologista Luiz Carlos Molion que nos aponta os equívocos a respeito da suposta influência do homem sobre o aquecimento global.

O que são Impactos Ambientais?

São alterações qualitativas ou quantitativas, ora crescente ou decrescente, no contexto ambiental. Os Impactos Ambientais estão ligados em diversas esferas físicas do meio ambiente, isto é, na hidrosfera, na atmosfera e na litosfera, enfim, na biosfera, onde a vida desenvolve-se por excelência.

Quais são os principais Impactos Ambientais que interferem na qualidade de vida do ser humano?

São inúmeros casos. Nas regiões urbanas, destacam-se: Chuva Ácida; Poluição atmosférica, hídrica e pedológica; Efeito Estufa; Ilha de Calor; Lixos tóxicos; Inversão Térmica; dentre outros. No contexto rural ou agrário, destacam-se: O uso de agrotóxicos na agropecuária; A monocultura; O desmatamento ou desflorestamento, dentre similares.
Ambos fenômenos e atividades impactam negativamente a qualidade de vida do ser humano, a partir do momento que desequilibram a estrutura física da natureza. Para compreende-los, existe a necessidade de realizar uma leitura minuciosa de cada Impacto voltado para uma Análise Ambiental.

Para compreender a dinâmica desses Impactos Ambientais, busque outros Post’s específicos a temática.
Prof. Ramon Bieco.

About these ads

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: