//
você está lendo...
Geografia

Qual é a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

Qual é a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
Os países desenvolvidos possuem expectativa de vida elevada, bem como PIB e IDH, além de possuir mão de obra qualificada e remunerada. Esses países estão concentrados no hemisfério norte e possuem um alto poder bélico. Enquanto os países subdesenvolvidos são assolados e dizimados por doenças infecciosas, devido à falta de infraestrutura da Saúde Pública, além de apresentarem baixos níveis de IDH e PIB, não possuem uma educação de qualidade e por esse motivo, a mão de obra é desqualificada e barata.

O que são países emergentes?
Também chamados de países em desenvolvimento, são países que possuem IDH e PIB entre baixo e médio, além de passarem por um processo de industrialização tardio, mas presente no segundo setor da economia.

20 exemplos de países desenvolvidos.
Estados Unidos da América; Canadá; Portugal; França; Alemanha; Japão; Itália; Grécia; Reino Unido; Espanha; Austrália; Coréia do Sul; Bélgica; Emirados Árabes Unidos; Luxemburgo; Singapura; Suécia; Áustria; Israel e Nova Zelândia.

20 exemplos de países subdesenvolvidos.
Samoa; São Tomé e Príncipe; Senegal; Serra Leoa; Somália; Sudão; Togo; Tanzânia; Uganda; Zâmbia; Haiti; Afeganistão; Bangladesh; Butão; Camboja; Timor-Leste; Laos; Mianmar; Nepal e Iêmen.

10 exemplos de países emergentes.
Brasil; Rússia; Índia; China; Chile; Indonésia; Irã; África do Sul; Ucrânia e Paraguai.

Espero ter ajudado no seu estudo.
Prof. Ramon Bieco

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

22 comentários sobre “Qual é a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

  1. adorei fiz meu trabalho e ficou muito bom…

    Publicado por kettylyn | 19 de junho de 2013, 21:00
  2. obigado vc tirou minhas duvidas …agradeço …….obda

    Publicado por Kassia Naiva | 19 de junho de 2013, 22:21
  3. valeu cara muito bom

    Publicado por leozinho | 22 de junho de 2013, 19:46
  4. vlw… me ajudou mt no meu trabalho muito obrigado

    Publicado por lo ruama araujo | 26 de junho de 2013, 17:10
  5. obg adorei o site e respondeu minhas perguntas do dever de casa

    Publicado por Emily | 27 de junho de 2013, 16:33
  6. Muito bom!

    Publicado por ANTONIO BARROS DOS SANTOS | 1 de julho de 2013, 16:05
  7. manoooo,tenho prova amanha de geografia ,e essa sua explicaçao me salvo VLW!!!!!!!!!!

    Publicado por mariana | 21 de agosto de 2013, 21:22
  8. Texto muito claro e de fácil entendimento… Muito bom!

    Publicado por Francieli Dias | 27 de agosto de 2013, 15:13
  9. to pronto pra sabatina de amanhã valeu irmão obrigado

    Publicado por ildo | 3 de setembro de 2013, 00:43
  10. valeu cara mto obrigado ajudou mto…………

    Publicado por wilian lopes | 5 de setembro de 2013, 19:04
  11. OBG. MIM AJUDOU BASTANTE NO MEU TRABALHO, AGRADEÇO MUITO.

    Publicado por Allex Ricarddo | 10 de setembro de 2013, 10:46
  12. FODA !

    Publicado por eu | 12 de setembro de 2013, 10:34
  13. É muito massa mesmo, obrigado, me ajudou muito no meu trabalho de geográfia.

    Publicado por luciene | 4 de outubro de 2013, 22:24
  14. bahh vlw vlw acabei tirando minha duvidas brigadao parceiros amo vcs me bj

    Publicado por marcio | 13 de novembro de 2013, 20:41
  15. Eu tenho prova e vc me ajudou valeu ;)

    Publicado por luciano | 19 de novembro de 2013, 20:31
  16. adorei de mais obgd por mi ajuda vlw …! :) :p

    Publicado por brenndha | 18 de dezembro de 2013, 10:47
  17. gostei muito bem interessante e tbm me ajudou demais valeu adorei……

    Publicado por gabriely | 14 de fevereiro de 2014, 08:07
  18. valew me ajudou muito

    Publicado por jonathan | 22 de fevereiro de 2014, 12:34
  19. agora sim eu entendi, foi o melhor jeito de me responder… Vlw msm e eu tenho prova de geografia hj!!!

    Publicado por jenilson silva | 20 de maio de 2014, 11:35
  20. vai ter sabedoria

    Publicado por LAVINIA | 12 de agosto de 2014, 18:47

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27 outros seguidores

