//
você está lendo...
Geografia

Aquecimento Global



________________________________________________

O que é o aquecimento global?
É o nome dado ao fenômeno de elevação da temperatura média global que resulta no derretimento das calotas polares, bem como desequilíbrio na distribuição das chuvas e caracteriza-se por afetar profundamente a biodiversidade do planeta.

O que provoca o aquecimento global?
Existem contradições entre os pesquisadores do tema. Enquanto alguns pesquisadores afirmam que o processo é natural, outros defendem a ideia de que o aquecimento é de origem antrópica (humana), onde o responsável é o ser humano, pois desde a Revolução Industrial a emissão de CO2, na atmosfera, vem crescendo e desencadeando impactos ambientais, como o Efeito Estufa, Ilha de Calor e outros impactos que degradam o meio ambiente. A imagem a seguir, apresenta a elevação da temperatura média do planeta desde a Revolução Industrial.

O que é a Revolução Industrial?
Foi o momento da história humana, onde o homem passou a mecanizar a produção de objetos e similares. A Primeira Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra, por volta de 1850 e 1870. No início, o homem descobriu que a partir da queima do carvão mineral, havia a possibilidade de gerar energia em máquinas a vapor. Posterior a esse período, veio a Segunda Revolução Industrial e a queima do petróleo.

Esse período é marcado pela elevação de gases tóxicos a atmosfera, sobretudo o CO2 (Dióxido de Carbono), que é responsável por um vasto número de impactos ambientais.

O ser humano é o único responsável pelo aquecimento global?
O ser humano não é o único culpado pelo desequilíbrio climático do planeta e estima-se que não tenha nenhuma relação com a elevação da temperatura planetária, bem como a elevação do nível do mar.

__________________________________________________________
Nesse contexto, os vídeos a seguir apresentam duas entrevistas com pesquisadores brasileiros renomados que explicam as contradições das Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global.


Informações do vídeo: ‘O aquecimento global é uma mentira’, é o que afirma o Climatologista Ricardo Augusto.

No vídeo a seguir, são abordados mitos e fatos das Mudanças Climáticas com o Prof. Luiz Molion:

Informações do video: Entrevista esclarecedora com o climatologista Luiz Carlos Molion que nos aponta os equívocos a respeito da suposta influência do homem sobre o aquecimento global.

Quais são as consequências do aquecimento global?
Dentre as principais, destacam-se:

O degelo do Ártico, onde a fauna perde território para sobreviver e ocorre o aumento do nível do mar.

Outro exemplo é o contexto climático, onde regiões áridas tornam-se mais secas e regiões úmidas convivem com chuvas mais frequentes.

Referente ao ser humano, o aquecimento global desequilibra o sistema humano da economia, além de sofrer com as intempéries climáticas (ciclones, tornados, tempestades de areia e água, dentre outros).

O que já foi feito para reduzir a emissão do CO2?
Partindo da premissa que o Dióxido de Carbono é o principal responsável pelo aquecimento global, no ano de 1997, cerca de 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto, onde se comprometeram em reduzir a emissão de CO2 em 5% em relação aos níveis de 1990. Posterior a esse documento, existem contradições nas políticas de redução, bem como um profundo desinteresse por parte da maioria dos países desenvolvidos. A imagem a seguir, apresenta resumidamente esse caso.

Todavia, entre os debates da origem do aquecimento global e os projetos sustentáveis para redução da emissão de CO2, existe uma grande demografia passando fome, parecendo no frio e sendo assolada por epidemias e é válido ressaltar ainda que esses debates ocorrem sobretudo entre os países desenvolvidos, enquanto os subdesenvolvidos ainda não possuem voz no meio político internacional.

_______________________________________________________________
Espero ter contribuído com seus estudos,
Prof. Ramon Bieco.
Agradeço a Prof.ª Ana Paula Oliveira Caria por ter dado a ideia do post.

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: