//
você está lendo...
Geografia

Ilha de Calor

O que é uma Ilha de Calor?
É uma região urbana que concentra calor devido a quantidade de asfaltos, prédios, carros e outras construções que absorvem e liberam energia da radiação solar. Por ser um impacto ambiental do Clima Urbano, é nocivo ao meio ambiente, pois potencializa os efeitos do Aquecimento Global.

Quais são os exemplos brasileiros de Ilha de Calor?
Grandes regiões urbanizadas que concentram objetos que absorvem e liberam energia. São exemplos de Ilha de Calor:

São Paulo/SP.

Curitiba/PR.

Rio de Janeiro/RJ.

Florianópolis/SC.

Goiânia/GO.

Recife/PE.

Como a Ilha de Calor influência na qualidade de vida do ser humano?

É valido ressaltar que a Ilha de Calor é um Impacto Ambiental, do Clima Urbano, que atinge um microclima. Porém, esse microclima não necessariamente localiza-se nos centros urbanos, pois conforme existe a soma da poluição e concreto, a Ilha de Calor pode se expandir para extensas áreas urbanas, atingindo um número maior de cidades, como é o caso do estado de São Paulo.

A Ilha de Calor eleva a temperatura, contribui com a redução da umidade relativa e somada a poluição, estimula o surgimento de doenças no aparelho respiratório, além de algumas pesquisas cientificas relacionarem o impacto ambiental como um fator determinante do Câncer de Pulmão, Laringe e todo sistema respiratório.

Como combater a Ilha de Calor?

Investindo em árvores, bosques, parques, redução da frota de veículos, bem como na redução de prédios, asfaltos, casas, telhados verdes, indústrias, dentre outros fatores. Nesse contexto, a reportagem a seguir vêm trazer a luz algumas ideias contra a Ilha de Calor.

Informações do video: Em Guarulhos – SP, um programa municipal – baseado em uma pesquisa da UnG – busca reduzir o efeito da concentração urbana na temperatura da superfície plantando árvores em regiões estratégicas. Além disso, busca incentivar a implantação de bosques e telhados verdes, como os construídos pelo arquiteto Carlos Guerra.

Referente a Sustentabilidade Urbana, como o telhado verde combate a Ilha de Calor?
Ao captar a água da chuva com a biocobertura, é possível reduzir a temperatura ambiente em dias quentes e assim combatendo as elevadas temperaturas da Ilha de Calor. Um exemplo, é o prédio da Prefeitura de São Paulo/SP, conforme o video a seguir:

Espero ter contribuido com seus estudos.
Prof. Ramon Bieco.

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Um comentário sobre “Ilha de Calor

  1. Contribuiu demais prof. obrigado por repassar conhecimento, essas medidas são maravilhosas. Gosto da Climatologia pois vejo uma bela articulação entre o apescto social e o natural. Geografia boa é essa que não despreza o homem, estuda os fantasticos elementos naturais, faz uma bela leitura do espaço e intervenções inteligentes.

    Publicado por Caio | 27 de janeiro de 2013, 13:42

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: