//
você está lendo...
Sociologia

Século das Luzes

O Iluminismo ocorreu durante o século XVII na Europa e objetivava propor uma organização social pela razão, frente o contexto religioso que imperava no mundo europeu desde o início da Idade Média.
Nessa situação, a população tornou-se consciente de seus direitos e percebeu que a Igreja, sobretudo a Católica, não era tão benéfica e tão ética com os compromissos sociais, como falsamente a instituição pregava durante longos doze séculos até então.
A partir de então, uma corrente ideológica emerge na Europa, propondo por A mais B que a razão é a melhor fora de se administrar a sociedade, uma vez que a Igreja não perce a desigualdade economica e segregação social que se apresentava a socidade na época.
Perdendo popularidade e poder ideológico social, a Igreja é forçada gradativamente a aceitar o modelo heliocentrico (sol no meio do sistema solar), dentre outras teorias científicas que até então era negada pela instituição.
É importante considerar que o movimento Iluminismo influenciou fortemente a Revolução Francessa, a Confidencia Mineira no Brasil e a Independência das Colônias Inglesas na América do Norte.
Durante o Iluminismo, é merecido destaque ao século XVIII, o Século das Luzes, por sua contribuição imensurável as ideias iluministas que objetivavam, como por exemplo, igualdade, fraternidade e liberdade, que foram as palavras chaves da Revolução Francesa.
Segundo os filósofos iluministas, o ser humano é por natureza racional e bom, todavia devido a forças sociais, ele é corrompido. Exemplo disso, é o absolutismo e o mercantilismo que segregavam a socidade europeia com sua concentração de recursos financeiros.

Dentre os principais filósofos do iluminismo, destacam-se: John Locke (1632-1704), afirmava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do conhecimento popular ou empirismo; Voltaire (1694-1778), defendia a liberdade de pensamento, bem como a promoção do pensamento crítico e a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), defendeu a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; enquanto Montesquieu (1689-1755) dividiu o poder político em Judiciário Legislativo e Executivo; Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783) e Denis Diderot (1713-1784) organizaram uma enciclopédia com conhecimentos e pensamentos filosóficos inerentes a sua época.
________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Exercícios de Fixação sobre o Iluminismo.

1) O que foi o Iluminismo?

2) Quais são as principais ideias iluministas?

3) Discorra brevemente sobre as ideias dos principais filosófos do Iluminismo.

4) Por que a igreja perdeu controle social?

5) Cite três momentos históricos que receberam massiva influência do Iluminismo.

_________________________________________________________________

Prof. Ramon Bieco

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: