A Divisão Internacional do Trabalho é a fragmentação da produção em larga escala de um produto ou até mesmo prestação de serviço. O fato é que no passado e presente, enquanto os países desenvolvidos exportavam empresas, tecnologia e empréstimos, os países subdesenvolvidos e emergentes exportam matéria prima, fonte de energia e produtos industrializados.
Para se realizar uma leitura crítica e analítica da antiga e nova DIT, torna-se imperativo a compreensão dos fatos históricos que caracterizaram ambas as DIT’s.
A antiga DIT surgiu no início do século XV com as Grandes Navegações, sobretudo com as colônias que forneciam matérias primas para as metrópoles – Europa, cujo sistema sustentou posteriormente a Revolução Industrial.
Em virtude do grande acumulo de capital constituído durante a Primeira Revolução Industrial, a antiga DIT consolida-se no ordenamento político e econômico global, estabelecendo que os países colônias fossem desde então subdesenvolvidos e os países metrópoles seriam desenvolvidos.
A nova DIT ou Segunda Divisão Internacional do Trabalho surge com a consolidação do sistema capitalista financeiro – pós Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos da América assumem sua hegemonia econômica frente ao ordenamento político e econômico global, onde os países subdesenvolvidos e emergentes começaram a emprestar dinheiro dos bancos estadunidenses, a fim de injetarem o mesmo em suas empresas, objetivando assim a promoção da qualidade de vida.
acho q poderia ter mais informações sobre a segunda DIT.
obrigado isso ajudou bastante!!! valew
obrigado ajudou muito!!Valeu mesmo
Me ajudou muito