//
você está lendo...
Geografia

Evolução do Sistema Capitalista

evoluação do sistema capitalista
O sistema capitalista surge na transição da Idade Média para a Moderna, com base no renascimento urbano, estabelecimento dos burgueses e as trocas de produtos por moedas.
Nessa situação, a evolução do sistema capitalista é concebida em três distintas fases que caracterizam sua história e o momento histórico vivenciado pela sociedade vigente.
A primeira fase é conhecida como Capitalismo comercial, que surge com base na antiga Divisão Internacional do Trabalho – DIT, onde os países metrópoles retiravam as matérias primas das colônias, a fim de acumularem riquezas e contribuírem com a segregação social, além de também manter-se como metrópole hegemônica no contexto político e econômico.
A segunda fase foi denominada como Capitalismo industrial, e como o próprio termo se refere, a segunda fase se estabelece no alvorecer da Revolução Industrial, onde durante o século XVIII, países europeus iniciaram a produção em massa de produtos que eram exportados para os países ex-colônias e demais países europeus e asiáticos.
O fato é que o processo de industrialização do modo de produção gerou um grande acumulo de capital, que resultou no surgimento da terceira e atual fase do capitalismo, o financeiro.
A terceira fase da evolução do sistema capitalista, caracteriza-se pelo grande acumulo de capital bancário, resultado da expansão de transnacionais, bem como do modo de globalizar o consumismo, por parte das ideologias de países hegemônicos, sobretudo Estados Unidos da América e União Europeia.

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: