//
você está lendo...
Geografia

Guerra Fria

guerra fria

A Guerra Fria iniciou-se após a Segunda Guerra Mundial, a partir do momento em que os Estados Unidos da América – EUA e a União das Repúblicas Socialistas e Soviéticas – a URSS, lutaram pela hegemonia global política, econômica e social.
Assim sendo, a ideologia da URSS baseava-se em uma economia planificada com partido único, o Partido Comunista, bem como igualdade social perante toda a população, porém na política não haveria democracia. Enquanto os EUA defendiam a crença de que a população tivesse o direito à propriedade própria, assim como direito de voto nas eleições democráticas e o poder de compra e venda, conforme os moldes capitalistas.
O termo guerra remete a leitura que condiz a combates bélicos, isto é, armados, entre Estados (Estados com a primeira letra maiúscula significa País) com diferentes interesses. Todavia, a Guerra Fria não se caracterizou fortemente por combates armados, uma vez que ambos os países possuíam um rico e variado armamento bélico nuclear e combates entre as potencias colocariam a vida humana em perigo no Planeta. Por esse motivo, EUA e URSS levaram sua guerra ideológica para outros países como, por exemplos, o Vietnã e a Coreia, onde ambos os conflitos estavam embasados na “Paz Armada” que consistia basicamente entre o armamento bélico de ambas as potências, onde não haveria batalhas. Por esse motivo, EUA e URSS estariam armados e em “paz”, pois um temia a ação do outro.

_____________________________________

Guerra do Vietnã (1959-1975): Entre uma guerra no Vietnã (continente asiático) os EUA e a URSS intervieram diretamente no combate, onde os EUA apoiaram fortemente os combatentes sulistas e a URSS apoiaram massivamente os combatentes do norte. O resultado foi de milhares de civis e militares mortos, sobretudo a região sulista, onde os EUA perderam a batalha e foram obrigados a abandonar o combate em uma vergonha mundial, em 1975;

Guerra da Coreia (1951-1953): No ano de 1951, após o fim da Revolução Maoista chinesa, a Coréia sofria pressões para aderir o sistema socialista. Por esse motivo, a URSS e os EUA entraram novamente em combate para defenderem seus ideais. Os EUA “protegiam” a região sul do Estado e a URSS “protegiam” a região norte. O resultado foi o estabelecimento da Coreia do Sul como capitalista e a Coreia do Norte como socialista, onde o país foi dividido pelo paralelo de 38º. Essa divisão perdura até os dias atuais e a rivalidade entre esses dois países são noticiadas em telejornais e revistas mundiais;

_____________________________________

A paz armada deu margens a díspares ações políticas que foram atos durante o brilho negro da Guerra Fria, pois dela surgiram a OTAM (EUA) e o Pacto de Varsóvia (URSS), que objetivavam defender os interesses de seus Estados.
Outro acontecimento que marcou esse período, foi a corrida espacial, que era a corrida pela visita do ser humano à Lua. Nesse contexto, em 1957, a URSS enviou o Sputnik com um cachorro dentro do foguete e, em 1969, o mundo assistiu a visita do primeiro ser humano a Lua, que foi enviado pelo EUA, fortalecendo desse modo a hegemonia estadunidense.

Embora existam controvérsias sobre a visita do homem a Lua, o vídeo (clique aqui) apresenta as verdadeiras imagens desse acontecimento.

_______________________________________________

Outros acontecimentos marcaram a Guerra Fria como, por exemplo, a divisão alemã entre capitalista e socialista, bem como a criação da KGB socialista e a CIA estadunidense.
O fim da Guerra Fria é simbolicamente marcado com a queda do muro de Berlim, capital da Alemanha, e o enfraquecimento do socialismo em diferentes países, com grande ênfase na Rússia que era considerada um símbolo da URSS, que começou a dar margem ao capitalismo que saiu vitorioso e passou a ser implantado gradativamente em países que eram socialistas.

O vídeo a seguir, é uma reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, exibida em 1989.

Atualmente alguns países ainda são socialistas como, por exemplos, Cuba na América Central e China, Vietnã e Coreia do Norte na Ásia.

_____________________________

EXERCÍCIOS SOBRE GUERRA FRIA

1. O que foi a Guerra Fria?

2. O que significa o termo “paz armada”?

3. O que foi a “corrida espacial”?

4. Quais foram os aspectos positivos e negativos da Guerra Fria?

5. Quem ganhou a Guerra Fria? Explique detalhadamente o contexto.

6. Cite alguns países que atualmente são socialistas. Ilustre a localização geográfica dos mesmos.

7. Elabore uma linha do tempo, abrangendo o interstício de 1950-1990, apontando os principais momentos da Guerra Fria.

 

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: