//
você está lendo...
Geografia

Choque das civilizações

O choque das civilizações banner

CIVILIZAÇÃO

Requisitos de uma civilização

Segundo o historiador holandês Johan Huizinga só é possível se vislumbrar a existência de uma civilização quando são preenchidos três requisitos primordiais:
1 – certo grau de domínio da natureza física através de boas técnicas científicas e industriais.
2 – um indispensável equilíbrio entre esse progresso técnico e esse domínio do homem sobre a natureza física, e um correspondente progresso moral e o domínio do homem sobre a sua própria natureza espiritual.
3 – a existência de um ideal comum, como característica da feição espiritual de uma época ou de um povo.

Teoria do choque das civilizações

Os confrontos e disputas religiosas, ideológicas e políticas constantes entre as civilizações Ocidentais e Islâmicas, ocorrem pelo fato das mesmas serem as únicas a possuir desígnios de desenvolvimento e ambições universalistas. Isto demonstra um pensamento de Huntington que afirma que a os choques de civilizações é bem provável de não ter fim.

Choque de civilizações Huntington

Desenvolvimento

Diamond

Em ARMAS, GERMES E AÇO, Jared reúne um cruzamento de descobertas conjugando arqueologia e epidemiologia com história e geografia. Com isso esclarece como e porque as sociedades humanas dos diferentes continentes seguiram caminhos de desenvolvimento diversos nos últimos 13 mil anos e explora as razões da dominação e submissão.

AGRICULTURA

Em virtude da agricultura, iniciada no Neolítico, é que o ser humano teve a oportunidade de fixar morada assim como desenvolver a pecuária. Logo, a criação de animais possibilitou ao ser humano o crescimento de aldeias, a escrita cuneiforme e o surgimento das primeiras profissões como, por exemplo, os caçadores, os agricultores, os soldados que defendiam o grupo e assim por adiante.

Agricultura 1

Agricultura 2

ARMAS E AÇO

Com o diferencial das demais sociedades, os euroasiáticos tiveram a oportunidade de desenvolver armas e organizar exércitos que foram aperfeiçoados ao longo dos séculos.
É com base nesse avanço que inicia-se o período de expansão marítima.

Armas e aço

GRANDES NAVEGAÇÕES

As Grandes Navegações do século XV marcam um expressivo choque de civilizações, entre os indígenas e os europeus colonizadores/exploradores.
Desconhecendo as espadas, os cavalos e os vírus da Influenza e da Varíola, as sociedades foram brutalmente aniquiladas pelos colonos que iniciaram a intensa exploração dos recursos naturais do Novo Mundo.

Grandes Navegações

Documentário

diferenças culturais 1

diferenças culturais 2

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: