//
você está lendo...
Geografia

Radiação Eletromagnética (REM)

Radiação Eletromagnética titulo

De acordo com Menezes e Almeida (2012), a energia eletromagnética é toda energia emitida por um corpo com temperatura superior a zero absoluto (0 Kelvin). Desse modo, verifica-se que as fontes de radiação eletromagnética (REM) variam em sua composição física, química e biológica, sendo o planeta Terra uma fonte, assim como a vegetação, a água, o solo, a mancha urbana, etc., também consideradas fontes de REM e, portanto, absorvendo e emitindo comprimentos diferentes de REM.

Assim sendo, os mesmos autores observam que a propagação das ondas eletromagnéticas é diretamente proporcional ao comprimento de onda e a frequência das mesmas. Para tanto, salienta-se que o espectro eletromagnético é o comprimento de onda que compõe a REM, sendo representada pela distância entre dois pontos definidos em igual intensidade entre os campos magnéticos e elétricos, recebendo a nomenclatura de “modelo ondulatório”.

O espectro eletromagnético pode ser sistematizado de acordo com o comprimento de onda, dada a frequência, sendo que sua abrangência considera os raios gamas e X, além do ultravioleta, dos comprimentos de ondas visíveis ao ser humano, bem como o campo do infravermelho e as radiofrequências (MENEZES, ALMEIDA, 2012), conforme pode ser observado na Figura 01.

200dz88

Figura 01 – Radiação Eletromagnética

Com o advento das geotecnologias, segundo Menezes e Almeida (2012) em especial posterior a segunda guerra mundial, nota-se que o sensoriamento remoto maximizou a aplicação da cartografia, dada a atualização cartográfica ao que concerne a aplicação do mesmo no planejamento urbano, bem como em estudos de impactos ambientais, estimativas de desmatamentos e desflorestamentos, projeção de possíveis espaços para o desenvolvimento do turismo e industrial, dentre outros.

___________________________________________

REFERÊNCIA

MENEZES, Paulo Roberto; ALMEIDA, Tati. (org.). Introdução do processamento digital de imagens de sensoriamento remoto. UNB: Brasília, 2012.

Fonte da Figura 01 – Disponível em http://oi57.tinypic.com/200dz88.jpg Acesso em 17/04/2017.

Anúncios

Sobre Ramon Bieco

Professor de Geografia desde 2009

Discussão

Um comentário sobre “Radiação Eletromagnética (REM)

  1. Bom dia:

    novo e-mail: laisribas2017@hotmail.com

    Obrigada.

    ________________________________

    Publicado por Lais Monney Ribas | 19 de abril de 2017, 11:09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: